header top bar

section content

Pesquisa revela: homens que ganham menos que suas mulheres são mais propensos a trair

A socióloga usou como base os salários e relacionamentos de um grupo de 18 a 28 anos que estivessem juntos por mais de um ano.

Por

17/08/2010 às 08h52

Pesquisa recente revela que homens financeiramente dependentes das mulheres têm maior tendência a serem infiéis. De acordo com informações do jornal britânico "Daily Mail", quanto maior a diferença entre os ganhos entre os parceiros, a probabilidade de traição é cinco vezes maior do que entre os casais que contribuem quase que igualmente com os gastos.

O estudo da Universidade de Cornell mostra que é possível estabelecer ligação entre "orgulho masculino" e o fato de sua parceira ser mais bem-sucedida. A traição seria uma forma de retomar sua masculinidade. Ter diversos parceiros pode ser uma tentativa de reaver a identidade de homem. Em outras palavras, para os homens, sexo (fora do relacionamento) pode ser uma forma de compensar sentimentos de inadequação com o gênero", diz a autora da pesquisa, Christin Munsch.

A socióloga usou como base os salários e relacionamentos de um grupo de 18 a 28 anos que estivessem juntos por mais de um ano. Todos os casais estavam casados ou moram juntos entre 2002 e 2007.

Ameaça de identidade

"De um lado, ganhar menos do que a parceira pode ameaçar a identidade dos homens e os leva a questionamentos que, do contrário, não teriam, como a imagem de que eles devem sustentar a casa", diz a pesquisadora. "Por outro lado, homens que ganham muito mais que suas mulheres estão, em geral, em empregos que exigem viagens, muitas horas no escritório e mais exemplos que fazem com que seja fácil lidar com a traição", acrescenta.
Segundo as conclusões do estudo, o ideal para manter o seu homem longe da tentação de traí-la seria que ele ganhasse um terço a mais que você. Mas Munsch faz uma ressalva quanto ao número de homens que, de fato, traíram a companheira. Durante os seis anos em que fez o estudo, menos de 7% dos homens mantiveram um relacionamento extraconjugal (3% delas afirmaram terem traído).

Mulheres dependentes
Mas o aviso também serve para os homens. A pesquisa revelou que as mais dependentes financeiramente do marido traem 75% menos do que as que ganham o mesmo ou mais. "Para as mulheres, ganhar menos que o parceiro não é ameaçador", dizem os pesquisadores. "Mais do que isso, mulheres economicamente dependentes encontram menos oportunidades de trair seus parceiros", acrescenta.

O comportamento desta parcela de mulheres tem sua explicação. De acordo com a professora Munsh, elas pesam os prós e contras da traição e acabam vendo que ter um caso extraconjugal não vale a pena. "Se elas forem pegas, seu sustento e estabilidade ficam em risco", explica.

A pesquisadora afirma que o dinheiro não é a única variante que faz com que alguém traia. Religião, satisfação com o parceiro e educação estão na lista de fatores. "Acredito que os padrões do que significa ser um homem em nossa sociedade são muito elevados", diz. "Temos um problema estrutural. Homens que são vistos, ou veem a si mesmos como longe do ideal acabam ficando inadequados", afirma.
 

Do MSN MULHER

Tags:
Recomendado pelo Google: