header top bar

section content

Cantor e compositor paraibano, Vital Farias, morre aos 82 anos em João Pessoa

Autor de grandes sucessos, como "Ai, Que Saudade D'Ocê", na voz de Elba Ramalho, Vital também colaborou com grandes nomes da música brasileira, como os Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar

Por Priscila Tavares

07/02/2025 às 16h51

Cantor e compositor paraibano, Vital Farias, morre aos 82 anos em João Pessoa (Foto: Divulgação/ FacebooK)

O cantor e compositor paraibano Vital Farias morreu nesta quinta-feira (06), aos 82 anos, após complicações relacionadas a um problema cardíaco.

O artista deu entrada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na região Metropolitana de João Pessoa, nesta quarta-feira (05) devido a um infarto agudo do miocárdio. Apesar

Vital Farias nasceu em 1943 na zona rural de Taperoá, cidade localizada no Cariri da Paraíba. Nos anos 1970, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde aprofundou seus estudos musicais. Sua carreira ganhou impulso em 1978, quando lançou seu primeiro álbum, intitulado “Vital Farias”. Foi também nesse período que ele começou a se destacar como compositor, com a canção “Ê mãe”, gravada por Ari Toledo e criada em parceria com Livardo Alves.

Ao longo de sua trajetória, Vital Farias construiu um legado musical que transcendeu as fronteiras de sua terra natal. Conhecido por canções marcadas pela influência nordestina, ele se destacou por obras como “Canção em Dois Tempos”, que se tornaram parte do imaginário popular brasileiro.

Além das suas próprias composições, Vital Farias colaborou com grandes nomes da música brasileira, como os cantores Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar. Sucessos como “Ai, Que Saudade D’Ocê”, na voz de Elba Ramalho, e “Veja”, popularizada por Geraldo Azevedo, são apenas alguns exemplos de sua importância como compositor.

Em resposta à morte do artista, a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) emitiu uma nota de pesar, destacando o valor inestimável do legado deixado por Vital Farias para a cultura local e nacional. A Prefeitura Municipal de Taperoá, sua cidade natal, decretou luto oficial por três dias e anunciou que parte do velório e sepultamento ocorrerão no município.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: