header top bar

section content

VÍDEO: Historiador lança livro sobre a primeira banda de rock de Cajazeiras e sua influência no Alto Sertão

Francisco Didier aborda no livro o processo de emergência histórica do rock na cidade e investiga a trajetória da banda Conspiração Apocalipse

Por Priscila Tavares

30/09/2024 às 17h33 • atualizado em 30/09/2024 às 17h43

O pesquisador cajazeirense Francisco Didier irá lançar nos dias 1 e 2 de outubro o seu primeiro livro “Canções e tensões apocalípticas: banda Conspiração Apocalipse e a eclosão do rock em Cajazeiras (1989-2005)”, que fala sobre a história do rock em Cajazeiras.

O evento acontecerá nessa terça-feira (01), às 09h, em parceria com o curso de História, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, no auditório Paccelli. Já na quarta-feira (02) o lançamento será no Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da UFCG às 19h30.

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta segunda-feira, 30 de setembro, Didier explica que o livro é resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de História.

Livro Canções e tensões apocalípticas: banda Conspiração Apocalipse e a eclosão do rock em Cajazeiras (1989-2005) (Foto: Diário do Sertão)

“Conta o processo de criação histórica da primeira banda de rock do Alto Sertão da Paraíba, que é a banda Conspiração Apocalipse e é da nossa cidade, aqui de Cajazeiras”, disse o cajazeirense.

Ele conta ainda, que a capa do livro foi feita pelo artista Cajazeirense Fernando Inácio e que o lançamento de “Canções e tensões apocalípticas: banda Conspiração Apocalipse e a eclosão do rock em Cajazeiras (1989-2005)” foi comtemplado no edital de 2023 do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura (FUMINC) de Cajazeiras.

Didier contou também que unidades dos livros ficarão disponíveis para leitura na Biblioteca Pública Municipal de Cajazeiras, além das bibliotecas da UFCG e outras faculdades.

Sobre o Autor

Francisco Didier é formado em História pela UFCG de Cajazeiras, mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dirigiu o curta-metragem documental Filhos do Caos, que contou o processo geracional de formação do rock em Cajazeiras.

Francisco Didier (Foto: Arquivo Pessoal)

Lançamento

TERÇA-FEIRA (01/10)

  • UFCG Cajazeiras, no auditório Paccelli, às 09h.

QUARTA-FEIRA (02/10)

  • NEC, às 19h30.

Assista a entrevista completa com Francisco Didier:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: