header top bar

section content

Com ator cajazeirense no elenco, Coletivo Alfenim representa a Paraíba em festival de teatro em São Luís

O grupo se apresentou no Teatro João do Vale, levando ao público maranhense a peça "A Causa Secreta", livremente inspirada no conto de mesmo nome do escritor Machado de Assis

Por Show Diário com Secom-PB

06/07/2024 às 19h30 • atualizado em 06/07/2024 às 16h58

Edson Albuquerque na peça "A Causa Secreta" (Foto: Divulgação/Coletivo Alfenim)

O Coletivo Alfenim representou a Paraíba em São Luís, capital do Maranhão, no terceiro destino do Cena Nordeste Festival 2024. O grupo de teatro se apresentou na noite deste sábado (6) no Teatro João do Vale, levando ao público maranhense a peça “A Causa Secreta”, livremente inspirada no conto de mesmo nome do escritor Machado de Assis. O ator Edson Albuquerque, natural de Cajazeiras, faz parte do coletivo e do espetáculo.

Além de Edson, a peça conta com os atores Adriano Cabral e Murilo Franco e com a atriz Paula Coelho. A montagem, de acordo com leitura do próprio grupo, explora as regiões sombrias e inexplicáveis do comportamento humano. A partir de um insólito triângulo amoroso entre um médico, uma mulher em estado terminal e um marido obcecado por experimentos científicos, a peça investiga os limites da ciência e do conhecimento.

O envio do Alfenim para o Maranhão é uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), como parte do festival que é realizado pelos estados nordestinos em parceria com a Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste.

Para o ator Edson Albuquerque, a escolha do Alfenim para compor a programação do Cena Nordeste foi algo que muito empolgou o coletivo teatral. “O Cena Nordeste reúne artistas e coletivos culturais dos nove estados da nossa Região. Então é uma oportunidade única de realizar um intercâmbio regional entre os artistas e, ao mesmo tempo, oferecer ao público diversas linguagens produzidas por artistas nordestinos”, pontuou.

Ainda de acordo com o cajazeirense, o festival se torna um momento importante em que se pode conhecer o que o Nordeste está produzindo atualmente em termos de arte e cultura. “Nossa efervescência cultural está a todo vapor”, destaca o ator.

Edson ressaltou ainda a força cultural de São Luís e que se apresentar na capital maranhense foi uma grande responsabilidade. “É um lugar que tem uma cultura rica e diversificada. Então, é um momento incrível para mostrar o nosso trabalho, sentir como o público reage à nossa peça”, frisou.

Espetáculo “A Causa Secreta” (Foto: Divulgação/Coletivo Alfenim)

Cena Nordeste – O Cena Nordeste Festival é um intercâmbio artístico-cultural promovido pelo Consórcio Nordeste e que conta com a participação das secretarias de Cultura dos nove estados da Região. O evento é itinerante e ao longo do ano vai passar por todas as capitais nordestinas.

A cada evento, ocorre a circulação de artistas nos segmentos de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro. A cada parada, os estados se revezam no tipo de linguagem que vai enviar seus artistas.

O festival foi iniciado em João Pessoa, passou por Maceió e São Luís. Ao longo do ano, vai passar também em Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).

SHOW DIÁRIO com Secom-PB

Recomendado pelo Google: