VÍDEO: Forrozeiro natural do CE, com 60 anos de história, Chico Amaro receberá título de cidadão da PB
O projeto de lei foi sancionado pelo governador João Azevêdo e homenageia o sertanejo nos seus 60 anos de trabalho promovendo a mais forte cultura nordestina e o autêntico forró
O governador da Paraíba, João Azevêdo sancionou no dia 23 de setembro de 2022, o Projeto de Lei 12.402, de autoria da deputada Estela Bezerra que concede o título de cidadão paraibano ao cantor, compositor e sanfoneiro Francisco Amaro da Silva, mais conhecido como Chico Amaro.
A propositura apresentada ao plenário da Assembleia Legislativa foi aprovada por unanimidade.
No PL, a parlamentar destaca que ‘’Francisco Amaro da Silva nasceu em 12 de maio de 1944 no distrito de Icozinho, município de Icó -CE, é filho dos agricultores: José Amaro da Silva e Josefa Amaro Carlos. Na adolescência, ainda morando no estado do Ceará, trabalhou como agricultor e aos 16 anos começou a tocar pandeiro com os sanfoneiros Moisés de Zezé, Antônio Estêvão, Liotério e João Caboclo. Entusiasta em tocar sanfona, em 1962 comprou seu primeiro instrumento e começou a sua carreira de sanfoneiro. A Paraíba era a terra prometida na sua intuição para viver com sua com esposa e filhos e realizar um empreendimento da cultura do forró com ousadia e talento’’.
LEIA TAMBÉM:
A concessão da honraria coroa a história de Chico Amaro ao longo de mais de seis décadas de trabalho artístico.
‘’Esta homenagem, portanto, representa o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual a este estimado artista, por seus 60 anos de trabalho promovendo a mais forte cultura nordestina, o forró, representando a nossa Paraíba por onde quer que vá numa clara demonstração de sentimento de pertencimento’’, destaca Estela.
Conheça mais sobre Chico Amaro assistindo a entrevista autobiográfica ao programa Interview da TV Diário do Sertão, concedida em março de 2014, em que ele conta detalhes da sua trajetória e causos, no vídeo que está acima da reportagem.
CHICO AMARO EM CAJAZEIRAS
Chico Amaro chega em Cajazeiras, sertão Paraibano, no bairro Casas Populares, em 18 de dezembro de 1975, no ano seguinte, com a estrutura mínima de um automóvel com uma difusora, inicia uma agenda de forrós aos sábados no Centro Social das Casas Populares, em outras comunidades de Cajazeiras e em cidades vizinhas, por um período de 7 anos.
Em 1982, recebeu a doação de um terreno do então prefeito de Cajazeiras, Francisco Matias Rolim (in memoriam), onde construiu a primeira casa de show da zona norte de Cajazeiras que se consolidou como a famosa “Quadra de Chico Amaro”. Já são 37 anos de funcionamento da Quadra, que tem capacidade para 2 mil pessoas, e desde sua inauguração entre 1985 e 1986, o próprio artista era a atração das noites de sábado e em que, ao final dos eventos, era servido uma sopa para todo o público.
Chico também produz shows, bailes de vários artistas a exemplo do cantor Zé Ribeiro, consagrado pela música “A Beleza da Rosa”, como ainda de Roberto Miler e do sanfoneiro João Bandeira, entre outros. Chico Amaro vai além das fronteiras de Cajazeiras e da Paraíba, são dezenas de cidades no interior da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte que já receberam seu show com seus filhos e filhas, que aprenderam com ele e se tornaram músicos e intérpretes.
Além de tocar sanfona, Chico Amaro forma músicos gerando renda, e por diversas vezes foi realizar bailes de Forró no estado de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
MARIA CALADO VISITOU A QUADRA DE CHICO AMARO E REVELOU DETALHES DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA AMARO EM CAJAZEIRAS E REGIÃO. ASSISTA A MATÉRIA NO VÍDEO A SEGUIR:
Durante sua carreira artística, Chico Amaro compôs várias músicas, a exemplo de “Banho de Açude”, “Maria Gabriela”, ” Forró Pegando Fogo”, que estão entre outras músicas de sua autoria e de outros compositores, nos 5 LP’s e 7 Fds que lançou. Enveredou ainda, por um tempo, na política, sendo candidato a vice-prefeito pelo PT em 1988, e a vereador em 1992 com a obtenção de 224 votos.
Chico Amaro é hoje uma das maiores expressões do forró no interior da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Não fosse o bastante, é o genitor e mestre das talentosas Neide Amaro, intérprete; Laís Amaro, intérprete e sanfoneira; Vaval Amaro, sanfoneiro; Francinaldo Amaro, baterista; Neném Amaro, sanfoneiro e tecladista e Ciélio Amaro técnico em sonorização.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário