Projeto de Inclusão liderado pela Pisada do Sertão chega em 10 municípios da região de Cajazeiras
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento local sustentável de municípios do alto sertão paraibano a partir do fortalecimento das artes populares
Expressando a força que a Pisada do Sertão tem no território do alto sertão paraibano e reforçando o mérito de ter sido eleita em 2020 como Melhor ONG de Cultura do Brasil, a organização rompeu as fronteiras de Poço de José de Moura e irá atender mulheres e jovens de mais 9 municípios da região.
A Diretoria Executiva da Pisada do Sertão esteve no Banco do Brasil Agência São João do Rio do Peixe para assinatura do Convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Pisada do Sertão para execução do projeto “Território Criativo Rota do Sol – Cultura e Inclusão Socioprodutiva.
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento local sustentável de municípios do alto sertão paraibano a partir do fortalecimento das artes populares como mecanismo de produção cultural e inclusão socioprodutiva de jovens e mulheres da região.
Será realizada capacitação para 400 jovens e mulheres moradoras em dez cidades do alto sertão. As cidades beneficiadas com as formações serão: Poço de José de Moura, Uiraúna, Joca Claudino, Bernardino Batista, Triunfo, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, São José de Piranhas e Monte Horebe.
VEJA TAMBÉM
Organização Social da região de Cajazeiras está entre as 100 melhores ONGs de todo o Brasil.
“A Pisada do Sertão mapeou as potencialidades do território e indicou a realização do projeto nessas cidades por já atuar junto a seis delas no projeto Rota do Sol que já está em sua 3ª edição e pelo interesse de expandir suas ações para mais cidades do território sertanejo bem como a relação institucional com coletivos culturais existentes, inciativas privadas apoiadoras e gestão pública com visão focada no desenvolvimento socioeconômico e cultural, em breve estaremos realizando visitas aos municípios para formalizar a parceria”, disse a fundadora da Pisada do Sertão Ana Neiry Moura.
Serão realizados pelo projeto cursos de produção cultural, empreendedorismo sociocultural, corte e costura e camisas personalizadas, patchwok, artesanato em tecido e feltro, sabonetes artesanais, designer gráfico, videomaker, fotografia e formação de educadores de música e dança.
Ao final do projeto será realizada uma feira de economia criativa em cada cidade e produção de catálogo virtual dos negócios, produtos e serviços.
Este projeto foi aprovado em Edital Público 2020 da Fundação Banco do Brasil – Projetos de Inclusão Socioprodutiva – PIS.
Conheça mais sobre o trabalho da Pisada do Sertão, acesse: www.pisadadosertao.org.br
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário