VÍDEO: TV Diário do Sertão mostra, com exclusividade, a Embaixada dos Bonecos Gigantes no Recife
Diretor da Embaixada mostrou a diversidade de personagens do Brasil e do mundo que já viraram bonecos gigantes em Olinda e Recife
Os bonecos gigantes de Olinda-PE são famosos no mundo todo. No Brasil, especialmente no carnaval e na Copa do Mundo, eles se tornam atrações na TV.
A tradição de construir bonecos gigantes surgiu na Europa, provavelmente durante a Idade Média. Ela começou com as religiões pagãs, na expressão dos mitos, e por muito tempo se escondeu da Inquisição.
Séculos depois, a tradição chegou ao Brasil com os portugueses. Na figura de bufões ou reproduzindo santos católicos, inicialmente os bonecos desfilavam em procissões e festividades religiosas.
Em Olinda, a brincadeira começou com a lenda do Homem da Meia-Noite, por volta de 1931. Com o tempo, confeccionar bonecos gigantes foi se tornando uma tradição carnavalesca.
VEJA MAIS: ‘Meninos de Areia’ do Sertão da Paraíba fazem novas esculturas nos Estados Unidos
Para conhecer de perto as figuras e saber mais sobre a origem dessa brincadeira, a TV Diário do Sertão visitou a Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda, na Rua do Bom Jesus, localizada no Recife Antigo, onde centenas de bonecos ficam guardados.
Criador de bonecos, produtor e diretor da Embaixada, Leandro Castro mostrou a diversidade de personagens do Brasil e do mundo que já viraram bonecos gigantes.
A Embaixada guarda bonecos de super-heróis, esportistas, músicos, atores, políticos, ícones da cultura pop, personalidades históricas, entre outros.
“Os turistas que vêm a Pernambuco, além das praias, querem conhecer a cultura, e a Embaixada propicia muito bem isso”, disse Leandro.
Hoje em dia os bonecos são confeccionados, basicamente, com argila e fibra de vidro. Mais de 500 personagens já foram feitos, e todos são autorizados pelas pessoas homenageadas. Uma curiosidade é que bonecos de personalidades católicas, a exemplo do Papa, são autorizados para se apresentarem somente em eventos religiosos.
No carnaval de Olinda e Recife os bonecos sempre saem acompanhados por uma orquestra de metais. Eles chegam a medir três metros e meio de altura e pesam, em média, 35 quilos. Em Olinda, tem até corrida de bonecos gigantes.
Redação SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário