VÍDEO: Cineasta cajazeirense recebe honraria máxima da Câmara: “É preciso reconhecer as pessoas em vida”
Para ele, a medalha é o reconhecimento de um trabalho feito desde quando a cidade sequer tinha um teatro, e para realizar espetáculos era preciso transgredir
A Câmara de Cajazeiras entregou, nesta sexta-feira (10), a Medalha de Honra ao Mérito Deputado João Bosco Braga Barreto, a maior comenda do Poder Legislativo municipal, ao teatrólogo e cineasta cajazeirense Eliézer Rolim. A cerimônia ocorreu na sede da Câmara e reuniu amigos, familiares, vereadores e representantes da classe artística.
Para Eliézer, a medalha é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito desde quando a cidade sequer tinha um teatro, e para realizar espetáculos era preciso transgredir.
“De uma certa forma é o reconhecimento do meu trabalho artístico, da minha trajetória, e eu me sinto muito feliz por esse reconhecimento. É preciso reconhecer as pessoas em vida, é preciso reconhecer as pessoas frente a frente”, disse Eliézer Rolim.
O vereador Rivelino Martins, autor da propositura para a entrega da honraria, também ressalta a importância de Eliézer Rolim para a história do teatro cajazeirense.
“Parte da história do teatro de Cajazeiras passou por Eliézer. Ele foi necessário, depois de Ica, para dar continuidade à força da cultura, do teatro cajazeirense, e faltava esse reconhecimento.”
MAIS +: Com Eliézer Rolim na plateia, Cine FSM exibiu “O Sonho de Inacim” na Câmara de Cajazeiras
Sonho, realidade e novo projeto
Eliézer Rolim escreveu e dirigiu o filme “O Sonho de Inacim”, que foi lançado em 2009 com José Wilker (1944 – 2014), José Dumont e Marcélia Cartaxo no elenco.
O longa mostra o Sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, costumes e ritos, através do olhar do adolescente Inacim, que tem a capacidade sobrenatural de voltar no tempo e conversar com Padre Rolim em sonhos. Suas revelações transformam a vida da cidade.
Após a cerimônia de entrega da medalha, o projeto Cine FSM, da Faculdade Santa Maria, exibiu o filme em frente à Câmara Municipal de Cajazeiras com Eliézer junto do público.
Ele aproveitou para exibir o trailer da sua mais recente produção, “Beiço de Estrada”, que relata a prostituição nas estradas brasileiras na década de 70 e os movimentos culturais da época.
Mais fotos
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário