Dica de saúde: saiba como parar a diarreia mais rápido e evitar problemas mais graves
Dicas de como parar com a diarreia e evitar uma possível desidratação
Geralmente a diarreia dura de 3 a 4 dias, mas para parar a diarreia mais rápido deve-se comer alimentos que prendem o intestino e continuar bebendo bastante água para manter o corpo hidratado.
Alguns exemplos do que se deve ingerir em caso de diarreia, são:
Frutas e legumes bem cozidos como batata, abobrinha, arroz, maçã ou banana;
Alimentos ricos em água como gelatina e sopa de legumes;
Água, água de côco ou soro caseiro para repôr os sais minerais perdidos na diarreia.
Tomar probióticos durante uma diarreia também ajuda a melhorar mais rápido.
Esta alimentação ajuda a segurar o intestino, combatendo a diarreia. No entanto, não é aconselhado tentar parar a diarreia tomando remédios como Imosec, por exemplo, porque em alguns casos a diarreia é uma tentativa do corpo de expulsar algum micro-organismo presente no sistema digestório. O uso deste tipo de medicamento deve ficar reservado para aconselhamento médico.
Dicas para parar a diarreia
Algumas dicas úteis para parar a diarreia mais rápido são:
Tomar o soro caseiro várias vezes ao dia. Veja como fazer: Receita de soro caseiro.
Comer 1 maçã sem casca, 1 banana ou 1 goiaba;
Comer um prato de mingau de maisena;
Tomar yakult ou outro leite fermentado;
Comer purê de batata com frango desfiado e arroz bem cozido;
Tomar chá preto, chá de camomila ou chá de folhas de goiabeira;
Evitar alimentos gordurosos, ovos, chocolate, café, bebidas alcoólicas.
Uma outra boa dica para regular o intestino é comprar numa farmácia um repositor da flora intestinal, como o Floratil, por exemplo.
O que pode causar diarreia
A diarreia pode se causada por bactérias ou por vírus presente nos alimentos que ingerimos e pode ser acompanhada de febre e as fezes saem misturadas com sangue, e neste caso, chama-se disenteria. A sigela, a salmonella, o campylobacter são as bactérias associadas a estas disenterias.
A diarreia também pode ser causada por:
Alergia ou intolerância alimentar, neste caso sempre que o indivíduo come determinado alimento, apresenta diarreia. Confira os sintomas da alergia alimentar.
Efeito colateral de algum medicamento, especialmente os antibióticos como Amoxicilina, por exemplo.
Gastroenterite, devido a ingestão de alimentos contaminados;
Viroses, afetando especialmente as crianças.
O nascimento dos primeiros dentes do bebê também podem causar diarreia e por isso quando um bebê de 6 a 8 meses apresenta diarreia mas não tem febre, os pais podem olhar a gengiva para verificar se está nascendo algum dentinho.
Quando ir ao médico
É aconselhado ir no médico quando a diarreia é muito forte, muito frequente, está acompanhada de febre ou intensa dor abdominal. Se a diarreia não passar e 2 dias deve-se ir no médico pois pode ser necessária a toma de um medicamento mais específico, pois a diarreia pode estar associada a uma outra doença.
Quando um indivíduo apresenta frequentes casos de diarreia deve marcar uma consulta com um gastroenterologista porque pode estar doente ou ter alguma alteração no intestino, que pode e deve ser tratada.
Além disso, diarreia intensa pode causar outros problemas como a as fissuras anais, que devem ser tratadas usando pomadas cicatrizantes. Saiba mais sobre o tratamento em Saiba como tratar as Fissuras Anais.
Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/como-parar-a-diarreia-mais-rapido/
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário