header top bar

section content

Cenografia do espetáculo ‘Beiço de Estrada’ vira objeto de estudo em artigo apresentado no UNIFSM

Illan Ravick é aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Santa Maria e faz parte da nova montagem do espetáculo realizada pelo Coletivo Rizomático em Cajazeiras

Por Priscila Tavares

06/12/2024 às 18h36 • atualizado em 06/12/2024 às 18h51

Cenografia do espetáculo 'Beiço de Estrada' vira objeto de estudo em artigo apresentado no UNIFSM (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 26 de novembro, o estudante de Arquiterura e Urbanismo do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Illan Ravick, apresentou o artigo “O sertão sob às luzes da ribalta: A importância da imageabilidade arquitetônica no cenário do espetáculo ‘Beiço de estrada’ de Eliézer Rolim”.

Além de estudante, Illan também é ator e cantor e abordou em seu estudo a interação entre a arquitetura e a narrativa cênica na construção de cenários teatrais e seu impacto na atmosfera do espetáculo.

Sob orientação da professora Ma. Emanoella Sarmento e coorientação de Ma. Marjorie Farias, o artigo teve como foco a cenografia de Beiço de Estrada, obra do cineasta e arquiteto cajazeirense Eliézer Rolim, que, em 2024, recebeu uma nova montagem do Coletivo Rizomático, grupo artístico do Sertão da Paraíba do qual Illan Ravick é membro ativo.

Illan Ravick interpretando o ‘Prefeito’ na nova montagem de ‘Beiço de Estrada’ (Foto: Henrique Pinheiro)

Em sua apresentação, Ravick ressaltou a importância de unir suas duas grandes paixões: a arte e a arquitetura.

“Esta pesquisa é extremamente enriquecedora para o meu crescimento tanto como profissional quanto como artista. Me sinto honrado em poder atuar neste espetáculo e ainda mais em pesquisar sobre a obra do grande mestre Eliézer”, afirmou.

Parte do cenário de Beiço de Estrada (Foto: Coletivo Rizomático)

Illan também expressou sua gratidão a todos os envolvidos no trabalho, especialmente às professoras Emanoella Sarmento e Marjorie Farias, que contribuíram significativamente durante o processo de produção do artigo, além de destacar o aprendizado contínuo proporcionado pelo Coletivo Rizomático.

“A cada dia, aprendo mais sobre as vivências enquanto artista e sou imensamente grato a todos que colaboraram com este trabalho”, concluiu.

Apresentação do artigo no UNIFSM (Foto: Arquivo pessoal)

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: