VÍDEO: Alunos do Colégio Comercial, em Cajazeiras, lançam revista de crítica de cinema na escola
O material é resultado das aulas, atividades de campo e oficinas ministradas pelo professor Djalma Luiz
Alunos da Escola Monsenhor Constantino Vieira, o Colégio Comercial, lançaram na última terça-feira (20) a revista de crítica de cinema “Comercial de Ouro – 3º G”.
A revista é resultado das aulas, atividades de campo e oficinas ministradas pelo professor de História Djalma Luiz, na Disciplina Eletiva História e Cinema: Entre o Romance e o Real realizadas durante o primeiro semestre deste ano.
Toda a revista foi criada pelos alunos, que foram desafiados a relacionar as representações cinematográficas com os fatos históricos neles apresentados, e destes conseguir de forma crítica e contextualizada interpretar como o cinema pode contribuir para a compreensão do mundo e do passado, conseguindo separar o que é romance e o que de fato é história em cada trama estudada.
LEIA TAMBÉM:
Fabiana Lins, que é professora de português da turma e fez a revisão dos textos, ressalta a alegria e o potencial do projeto.
“Sinto-me privilegiada por ter lido cada texto. Agradeço ao professor e aos alunos pelo convite. Espero que esta revista inspire outros estudantes a enxergarem o cinema com um olhar mais atento e crítico, reconhecendo seu valor como uma forma de arte e um meio de educação. Assim, reitero minha gratidão ao professor de História Djalma Luiz por sua orientação e a todos os alunos que se dedicaram a este projeto com tanto entusiasmo”, disse.
As alunas Maria Eduarda Oliveira, Ranieli Silva de Sousa e Sara Bezerra destacaram a importância do projeto para a percepção e construção na disciplina.
“Participar da eletiva sobre cinema e história foi uma experiência enriquecedora. O curso, conduzido pelo professor Djalma, ofereceu uma abordagem única ao combinar a análise crítica de filmes com o estudo histórico. A proposta de relacionar o romance e o real permitiu que explorássemos como o cinema pode refletir e influenciar a percepção histórica e cultural”, disse Maria Eduarda.
“Tivemos a oportunidade de criar memórias significativas ao assistir e discutir filmes que abordam temas históricos e sociais relevantes. Essa abordagem nos permitiu não apenas apreciar a arte cinematográfica, mas também compreender profundamente os contextos históricos e culturais representados nas telas, ampliando nosso entendimento e visão crítica do mundo”, destacou Ranieli.
“A experiência de compartilhar minhas ideias e observar as contribuições dos meus colegas foi extremamente enriquecedora. Agradeço a todos os envolvidos na criação deste projeto, que nos inspira a aprofundar nosso conhecimento sobre o cinema e as histórias do passado”, contou Sara.
Foram impressas e distribuídas 500 cópias da revista para toda a comunidade escolar, que pode ser acessada CLICANDO AQUI.
Veja fotos do lançamento da revista Crítica do Cinema
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário