header top bar

section content

VÍDEO: Poeta sertanejo destaca literatura de cordel, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba

Hosmá Passos ressalta a importância do reconhecimento estadual e a potência do cordel, também, como ferramenta pedagógica

Por Priscila Tavares

03/04/2025 às 18h43 • atualizado em 03/04/2025 às 18h45

A literatura de cordel, expressão artística popular enraizada na cultura nordestina, foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba. A lei, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (3), celebra a relevância desse gênero literário para a identidade e a história do estado.

Os cordéis, marcados por rimas e ilustrações em xilogravura, narram vivências sociais e coletivas, revelando a visão dos poetas sobre o mundo. Essa forma de arte, que encontra no Nordeste e no Norte do Brasil seus principais polos de produção, agora recebe o reconhecimento formal de sua importância para a cultura paraibana.

No programa Olho Vivo dessa quinta-feira (03) o poeta Hosmá Passos destaca a importância do reconhecimento estadual e a potência do cordel, também, como ferramenta pedagógica.

“Uma ideia que eu sugeri à Cida Ramos, professora, autora do projeto, em seguida a Academia de Literatura de Cordel da Paraíba, fundada por mestre Fábio Mozart, meu padrinho, e pelo atual presidente Merlanio Maia, que foram até o gabinete de Cida e levaram as informações necessárias”, disse.

“O cordel é uma ferramenta pedagógica reconhecida pelo Ministério da Educação através da LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Ela [a lei] já reconhece que a Literatura de Cordel é uma ferramenta pedagógica auxiliar da educação, que serve para incentivar a leitura e a escrita criativa”, completou o poeta.

A deputada Cida Ramos, autora da lei, destacou a relevância do cordel como “manifestação cultural e de identidade” para a Paraíba. A iniciativa reforça a valorização desse patrimônio, que já havia sido reconhecido em âmbito nacional em 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: