header top bar

section content

VÍDEO: Com 16 anos, ator de Bom Jesus movimenta cenário cultural e mantém viva a Companhia de Artes Aroeira

No programa Olho Vivo Leonan Pinheiro contou sobre sua paixão pela arte e detalhou os trabalhos que vem fazendo a frente do gruo de teatro, ao qual hoje é mentor, e que tem 19 anos de história

Por Priscila Tavares

06/01/2025 às 19h14 • atualizado em 07/01/2025 às 00h13

Nesta segunda-feira (06) o programa Olho Vivo recebeu o ator Leonan Pinheiro que falou sobre sua atuação com a Companhia de Artes Aroeira na cidade de Bom Jesus, no Alto Sertão Paraibano.

Com apenas 16 anos, o jovem conta que começou a se interessar pela arte ainda criança, ao ir para o circo.

“Desde pequeno eu era apaixonado pelo circo, sempre tive interesse. A nossa companhia de teatro, hoje, tem 19 anos. Na época ela foi fundada pelo Padre Damião, por jovens, adolescentes da nossa comunidade e eu ia vendo os ensaios deles e fui me apaixonando ainda mais”, disse.

Entre os projetos, ao qual Leonan faz parte, o ator conta sobre uma das suas personagens que ganhou o coração das pessoas. ‘Cora Pinto’, surgiu dentro de um espetáculo escrito pelo jovem, “As Fãs de Amado Batista”, e hoje é a personagem que ganhou o coração de todos.

Cora Pinto- personagem do ator Leonan Pinheiro (Foto: Arquivo pessoal)

Ele contou que inicialmente a personagem seria interpretada por um colega, mas o mesmo se recusou a fazer e para não tirara a personagem da peça, Leonan decidiu que iria interpretá-la

“Eu disse ‘vou arriscar’, daí em diante, do primeiro dia que eu fiz a personagem o povo começou a perguntar, ‘quando vai ter outra apresentação com Cora?'”, destacou.

O ator falou ainda das inspirações que teve para criar seus personagens, com o Palhaço Rolinha do Circo Los Campellos e também a Biuzinha, do Pastoril Profano.

Companhia de Artes Aroeira da cidade de Bom Jesus-PB (Foto: Arquivo pessoal)

Leonan também contou sobre o próximo espetáculo que deve estrear ainda no primeiro semestre desse ano. “Os Quase Cangaceiros é um texto de Helder Marreta, grande amigo nosso de Cachoeira dos Índios. Está na direção de Nildo, ele também é administrador do nosso grupo. ‘Os Quase Cangaceiros é um grupo de homens e de mulheres que se juntam e querem invejar o grupo de Lampião”, detalhou.

O jovem destaca ainda o projeto Teatrando na Escola da professora Révia Mara e o apoio que a prefeita Denise Bayma, recém empossada para seu segundo mandato no município, e a Secretaria de Cultura da cidade têm dado ao grupo.

Assista a entrevista completa com Leonan Pinheiro:

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: