Câmara Municipal de Sousa comemora Dia Nacional dos Povos Ciganos com Festival de Cultura
Festival de Cultura de Sousa realiza apresentações culturais com homenagens aos ciganos
A Câmara Municipal de Sousa, presta justa homenagem aos Ciganos, no dia de hoje, 24 de Maio, quando é comemorado o Dia Nacional dos Povos Ciganos. É lá, naquele Município, onde se encontra a maior comunidade cigana do Brasil, com vários ranchos instalados.
Autoridades e também, Mariah Marques, Gerente de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, representando o Governo, prestaram suas homenagens, e destacaram a importância desses povos na região.
Como forma de reconhecimento, o Governo do Estado e a Prefeitura de Sousa, através das Secretarias de Cultura e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e a Fundação Municipal de Cultura, realizam neste sábado o Festival de Cultura Cigana, na Praça da Matriz, a partir das 17 horas.
A programação apresenta, além da abertura com a presença de autoridades e artistas, música, dança, artesanato, tarô, comidas e gastronomia típica, leitura de mãos e muita diversão. Vale conferir.
De acordo com o Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti, a cultura cigana possui sua importância e é muito rica pois possui origens em diversas culturas, a exemplo das etnias africanas e indígenas. “É uma definição da identidade da cultura brasileira”, disse.
Segundo a Gerente de Arte e Cultura Popular da SECULT PB, Mariah Marques, a ignorância gera medo e preconceito nas pessoas e o objetivo do festival é acabar com esse preconceito. “Se você tem preconceito com os ciganos, venha participar do festival de cultura de Sousa em homenagem aos ciganos”, enfatizou.
Já a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilbrta Soares, afirmou que esse festival é muito importante para divulgar a cultura cigana e é uma forma de enfrentar os preconceitos que esse povo ainda enfrenta muito hoje em dia. “Entramos em acordo com os ciganos para a realização desse importante evento a fim de divulgar a sua dança, cultura, enfim, as suas diversas expressões culturais, de forma que a população possa entender essa cultura e passar a respeitá-la cada vez mais”, finalizou.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário