header top bar

section content

VÍDEO: Primeiro bloco afoxé do carnaval de Cajazeiras desfila pelas ruas da cidade com trio elétrico e banda

Walter Nunes, um dos fundadores e organizadores do bloco, conta que o Afoxé Igbadú é uma extensão da atuação do Instituto Filhos de Indá em Cajazeiras, que combate intolerância religiosa, racismo e busca ampliar a inclusão de pessoas negras

Por Jocivan Pinheiro

15/02/2023 às 18h02 • atualizado em 15/02/2023 às 18h21

A partir desta quinta-feira (16), o carnaval da cidade de Cajazeiras terá uma novidade no seu calendário. Depois de ser apresentado ao público em um ensaio aberto na Praça do Leblon no último fim de semana, o bloco Afoxé Igbadú vai sair pelas ruas da cidade, nesta quarta, ao som de trio elétrico.

Esse é o primeiro bloco afoxé da história do carnaval de Cajazeiras. Esse tipo de bloco, também chamado de candomblé de rua, é um cortejo que sai durante o carnaval e se tornou popular em Salvador, na Bahia. Geralmente seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé ou de umbanda.

Walter Nunes, um dos fundadores e organizadores do bloco, conta que o Afoxé Igbadú é uma extensão da atuação do Instituto Filhos de Indá em Cajazeiras, que combate intolerância religiosa, racismo e busca ampliar a inclusão de pessoas negras.

“A gente tem um instituto em que a gente lida com pessoas de matrizes afro, e a ideia do bloco surge para que a gente possa resgatar essas raízes, porque as músicas baianas dos anos 80 e 90 tem se perdido com o tempo. E aí a gente decidiu dar vida a esse sonho, fizemos o bloco e a galera comprou a ideia”, disse Walter.

O ator e produtor cultural Rivelino Martins destaca que a iniciativa é inovadora porque conquista espaço para as matrizes afro no carnaval. “É a inclusão do povo do candomblé, da capoeira e de um povo que admira essa cultura riquíssima que é a cultura do povo afro-brasileiro”, destacou.

O primeiro desfile do Afoxé Igbadú acontece na quinta-feira. A concentração ocorre na avenida Presidente João Pessoa a partir das 18:30 e com saída marcada para às 20:30. Na concentração haverá animação de DJ. Já no trio, a música fica por conta da banda Orí Igbadú, que foi fundada juntamente com o bloco.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: