header top bar

section content

VÍDEO: Bailarino que estudou na National Ballet Academy Denver presta entrevista exclusiva ao Diário do Sertão

Geovani Diniz é natural de João Pessoa e falou da sua trajetória na dança. Mesmo com pouca idade, o bailarino já passou por grandes companhias pelo Brasil

Por Priscila Tavares

19/08/2023 às 11h35

No Papo Cultural dessa semana, nossa reportagem foi conhecer a história do bailarino Geovani Diniz, que falou sobre sua trajetória na dança, as companhias que já passou e suas experiências fora do Brasil.

Geovani tem 21 anos e é natural de João pessoa. O cajazeirado contou que iniciou na dança com sua prima, que também é bailarina, e que tudo começou como uma brincadeira.

“A dança sempre fez parte da minha vida. Comecei a ter contato com a minha prima, a Andressa, e ela me apresentou o ballet. Ela fazia aulas de ballet, eu acompanhava ela e comecei a tomar gosto por aquilo. Eu dizia que queria aprender e em casa a gente brincava que ela era a minha professora”, disse.

A paixão pela dança aflorou no jovem e ele então decidiu voltar para a capital paraibana para estudar mais afundo.

Geovani Diniz, bailarino (Foto: Kawã Dias/ TVDS)

“Eu nunca tinha pensado em seguir carreira ou algo do tipo, mas por volta dos 14, 15 anos começou a aflorar mais essa vontade. Eu sempre participei dos grupos de escola, dos grupos que tinha na cidade, mas essa vontade foi crescendo e se tornando sempre maior. Então, decidi retornar para João Pessoa e começar a estudar. Minha primeira escola foi a Escola de Ballet de Cabedelo, na escola de dança do Teatro Santa Roza e também no Centro Estadual de Artes, eu fazia aula em três escolas ao mesmo tempo”, falou.

Apresentação do espetáculo Don Quixote- Campina Grande (Foto: Arquivo Pessoal)

Geovani foi integrante do Ballet Jovem da Paraíba onde fez diversas apresentações pelo estado. Ele também estudou na escola Petite Danse no Rio De Janeiro e em 2019 foi selecionado para uma bolsa de estudos no Estados Unidos (EUA).

“Em 2019, com o Ballet Jovem da Paraíba, teve o Café com Dança e o Cornell Callender, dono da escola National Ballet Academy Denver, estava na cidade ofertando algumas bolsas e eu fui um dos contemplados para estudar na escola por um summer. Estadia fora do Brasil influencia muito na vida de qualquer pessoa, principalmente quando a gente é artista. Após a estadia no EUA o próprio Cornell entrou em contato com a gente para retornar e se manter como bailarino fixo da escola”, revelou.

Geovani na escola National Ballet Academy Denver -EUA (Foto: Arquivo Pessoal)

O bailarino falou ainda, do seu solo Cataclisma e da apresentação que fez em Campina Grande estreando como solista em um espetáculo. Geovani está em Cajazeiras para acompanhar o pai, que está doente, e falou da importância de estar com a família.

“Meu pai apresentou um quadro de enfermidade, infelizmente. Então, eu escolhi estar perto da minha família nesse momento, estar perto do meu pai, da minha mãe, da minha irmã. Está com a família é importante”, ressaltou.

Geovani e família (Foto: Arquivo Pessoal)

Geovani enfatizou também a importância de olhar para o lado bom da arte e cultura, mesmo com toda dificuldade. “A cultura é uma coisa muito difícil de se viver, da cultura e pela cultura. Sempre vão ter altos e baixos, só que a gente tem que se apegar aos altos, sempre ter a sensação que é a plateia aplaudindo a gente no final”.

Rolê Cultural

Sexta-feira 18 de agosto

  • Trinca, mas não quebra. Espetáculo teatral com texto do saudoso cajazeirense, Eliezer Rolim. Direção de Francisco Hernandes e grande elenco de atores da cidade. No centro de Carrapateira/PB, às 19h30.

Sábado 19 de agosto

  • No Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa:

19h- Troca de Ideias: Pink Floyd e o Rock progressivo no Sertão.

20h- Apresentação do Alerquim, de Cajazeiras.

21h- Apresentação do Pompeii Pink Floyd Tribute, de João Pessoa.

  • Em Cajazeiras:

1º festival Prata da Casa, a partir das 19h na praça do Leblom com: Tikinhon Pancadão, Tora Chinela, Cigano do arrocha, Ricardinho e Camila Souza, Biguinho Show e Jonas Safadão.

Segunda 21 de agosto:

  • Em Cajazeiras acontece o  “Nosso Xamegão”, evento promovido pelos músicos de Cajazeiras após o cancelamento do Xamegão fora de época da prefeitura. A festa acontece na praça do Xamegão a partir das 21h com 28 artistas da casa.

Diário News

O Programa Diário News, apresentado por Caliel Conrado, vai ao ar de segunda a sexta, às 17h.

Para assistir, basta acessar o site oficial: redediario.tv ou através dos seguintes canais e plataformas:

– Local: Canal 03 – Netline HDTV

– YouTube: youtube.com/tvdiariodosertao

– Facebook: facebook.com/diariodosertao 

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: