VÍDEO: Arraial do CCBNB em Sousa abre comemorações do São João com forró e tradicionais quadrilhas juninas
O Centro Cultural oferece atividades culturais totalmente gratuitas para a população e está com uma programação especial para o mês de aniversário
A reportagem da TV Diário do Sertão acompanhou, na noite desta terça-feira (07), a abertura do Arraial do CCBNB Sousa (Centro Cultural Banco do Nordeste). A programação contou com apresentações musical e das tradicionais quadrilhas juninas.
O Centro Cultural completa 16 anos em junho de 2023 e o gerente, Natarajan Rodrigues, falou da importância do CCBNB como instrumento cultural para toda comunidade.
“Durante esses 16 anos trazendo uma série de atividades artístico culturais, principalmente. Uma possibilidade de oferecer uma grade de programação gratuita e de qualidade para a população do Alto Sertão da Paraíba”, enfatizou o gerente.
LEIA TAMBÉM:
Além de oferecer atividades artísticas totalmente gratuita, o Centro Cultural ajuda a promover e fomentar a cultura de grupos e artistas da região.
“O Banco do Nordeste, como um banco de desenvolvimento, acredita que a cultura é um fator importante para realizar o desenvolvimento de um povo, de uma região. Sempre que possível a gente está trazendo para dentro da nossa programação, dentro das linguagens de artes visuais, de artes cênicas, de música, de cinema, atividades infantis, enfim, todas as linguagens, a gente está trazendo grupos e artistas da região para poder oferecer também essa oportunidade e fortalecer as cadeias produtivas que nós temos aqui”, disse Natarajan.
O CCBNB Sousa oferece diversas atividades culturais, o hall de entrada é sempre utilizado para exposições de artes visuais. Atualmente está em exibição o trabalho de Flávio Tavares.
“Um importante artista paraibano, de João pessoa. Ela [a exposição] fica aqui até o dia 30 de junho. É uma exposição interessantíssima, chama-se ‘Claustrun’ em que o Flávio Tavares, durante o período da pandemia, construiu quase que uma retrospectiva da sua carreira”, contou o gerente.
Ele também falou sobre a programação especial de São João, que ocorre neste mês de junho. Além dos dias 06 e 07, o Arraial do CCBNB tem programação para os dias 20 e 21 deste mês.
“Para aproveitar esse momento, a gente chama também, para dentro da nossa programação, diversos grupos de forró, forró tradicional, forró pé de serra, grupos aqui de Sousa e da região, além das quadrilhas juninas que são uma das nossas maiores riquezas”.
As apresentações ocorrem no Calçadão Mundinho Teodoro, ao lado CCBNB com apresentação de Ericka do Acordeon e das quadrilhas juninas Alegria de Matuto, de Sousa, e Dona Sertaneja de Cajazeiras.
Maria Judete é representante da Alegria de Matuto e tem 25 anos que acompanha a junina.
“É uma gratidão muito grande. Todos os anos a gente tem, por obrigação; se não tiver São João para nós, o ano não presta. Passamos a temporada da pandemia, três anos parados, mas graças a Deus agora estamos de volta”, disse Maria.
O coreógrafo e noivo da Alegria, Gregório Nascimento, destacou a emoção de se apresentar no mês junino na ‘cidade Sorriso’.
“Dançar na cidade de Sousa, uma terra que respira cultura, sobretudo junina. É uma satisfação imensa mais um ano nós estarmos aqui, mostrando nosso trabalho”, afirmou o coreógrafo.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário